Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que é a Profecia dos Papas?

Profecias dos Papas
A Profecia dos Papas, atribuída a São Malaquias, é uma lista de 112 frases curtas em latim. Esta profecia descreve cada um dos papas católicos romanos, e alguns antipapas (pessoas que se auto-intitularam papas de forma não canônica, geralmente em oposição a um determinado Papa ou durante algum período no qual o título de Papa estava vago).

A lista começa com o Papa Celestino II (eleito em 1143) e é concluída com o último Papa, chamado por São Malaquias de "Pedro o Romano". No pontificado do último Papa a cidade de Roma será destruída.

Qual é a interpretação da Profecia dos Papas?
Geralmente a Profecia dos Papas é interpretada entre o que foi escrito com os lugares de nascimento dos Papas e eventos de seus pontificados. Por exemplo, na primeira linha está escrito "Ex Castro Tiberis" (Do Castelo do Tibre). O Papa Celestino II nasceu em Città di Castello (Cidade do Castelo), cidade fica na região de Úmbria cortada pelo rio Tibre. Recentemente a Profecia dos Papas ganhou notoriedade com as conexões apontadas entre as profecias e os papas recentes. Na linha correspondente ao Papa João Paulo II a frase é "De Labore Solis" (Do Trabalho do Sol). O papa nasceu no dia de um eclipse solar.

Alguns especialistas apontam que Pedro o Romano não será o último Papa da Igreja Católica, mas O último Papa em Roma. Existem dúvidas da última linha, descrevendo Pedro o Romano. Alguns estudiosos dizem que esta linha foi escrita após 1820, e, portanto, não deveria ser considerada parte da profecia original.

Se Bento XVI é o penúltimo Papa, quem seria o último Papa? Pedro o Romano estaria relacionado com os eventos de 21 de dezembro de 2012? A conferir.

A numeração dos papas da lista é diferente da numeração oficial do Vaticano. Bento XVI aparece como o 267º papa, mas na verdade é o 265º. A razão ainda desconhecida é interpretada como a inclusão de dois antipapas inadequadamente.
A Profecia dos Papas é composta por 112 frases, correspondentes a 112 pontificados, que prevêem fatos relacionados a cada um desses papas. De acordo com a Profecia dos Papas, o atual Papa, Bento XVI, será o penúltimo Papa da Igreja Católica Romana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário