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terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Por que, então, o homem não chega à mesma conclusão de que existe inteligência por trás do projeto da natureza?

Ao assistir a um concerto tocado por uma orquestra, alguém poderia imaginar que aquela partitura foi compilada por um gato que, ao pular alegremente nas teclas de um piano, gerou por acaso a linda melodia?
Animais instruídos a usar o computador poderiam, no decorrer de milhões de anos, imprimir a obra de Shakespeare ou os cinco livros da Torá, casualmente? Entre os atos sem sentido e totalmente irrelevantes de um animal, poderia haver algo que demonstre certo significado racional?

A presença de um autor é imprescindível no caso do relógio e de qualquer outro objeto inanimado. Isto também é verdade e aceito unanimemente ao nos referirmos à sinfonia e às obras de Shakespeare. Muito mais, então, deve valer para os seres vivos. Considerando o alto nível de complexidade dos seres vivos, particularmente do ser humano, não deveríamos ter dúvida alguma de que estes foram criados por um Inventor inteligente.

Perguntas sem respostas

Na verdade, a Teoria da Evolução não tem soluções claras para estas perguntas, ela apenas empurra a questão mais para adiante. Analisa a evolução das espécies a partir de uma molécula “primitiva” que se formou pelo agrupamento de dois ou vários átomos. Porém, resta ainda entender quem criou o primeiro átomo.

Os cientistas argumentam que o Cosmo começou com uma explosão, o “Big Bang”. No início, havia somente gases que, sob temperaturas muito altas e com faíscas de fogo ou relâmpagos, causaram uma enorme explosão. Assim sendo houve uma junção de partículas que se condensaram para formar o nosso Universo. Em outras palavras, esta explosão “acidental” causou, em última instância, o surgimento da vida na Terra com as “leis” fundamentais da física e da natureza atualmente conhecidas.
Isso é realmente muito curioso. Quando há qualquer explosão a tendência é que as partículas se afastem e acabem degenerando-se. E no Cosmo aconteceu algo totalmente contrário a este princípio - as partículas se juntaram para formar os planetas.

Mais ainda, como uma explosão “acidental” gera leis específicas e exatas que são uma constante na natureza? A precisão dos movimentos dos astros, a quantidade exata de oxigênio no ar (21%), a camada de ozônio que nos protege dos raios ultravioletas e tantas outras são provas vivas de que o mundo foi planejado.
A segunda lei da termodinâmica afirma: “Todo processo espontâneo dentro da natureza tende a aumentar a desordem e causa uma perda de energia”.

Isto é, quando jogamos sobre uma mesa de sinuca cem bolas, a probabilidade de formação de um quadrado é nula em relação à possibilidade de as bolas ficarem em desordem total. Em outras palavras, as bolas de sinuca chegarão a um estado menos ordenado e não ficarão, de repente, alinhadas em uma reta.

Do mesmo modo, seria totalmente anticientífico argumentar, por exemplo, que em um copo de água morna, de repente, crie-se a seguinte situação: em uma parte do copo a água irá atingir uma temperatura de 100º e em outra ficará em 0º.

Na realidade é isso mesmo que pregam os seguidores da Teoria da Evolução. Em um determinado momento, certas substâncias se agruparam ao acasopara criar outras formas de vida.

A Ciência não acredita em geração espontânea. O famoso Louis Pasteur demonstrou que os seres vivos surgem somente de outros seres vivos. Como, então, surgiu a primeira vida da matéria não-orgânica?

Espantosamente, a Ciência passa a acreditar que o Universo surgiu por si sóatravés do “Big Bang”. E, posteriormente surge através de uma substância inorgânica, o que daria a origem a todos os seres vivos, à molécula bioquímica.

Os cientistas Francis Crick e Leslie Orgel desenvolveram uma teoria diferente para tentar resolver a problemática da origem do mundo. Eles afirmam que civilizações extraterrestres decidiram “semear” genes em outros planetas para garantir a sua existência e impedir a sua própria extinção. Segundo estes estudiosos, a evolução da espécie humana é fruto dessa semeadura.

Novamente, o nosso enigma não será decifrado. Pois, da mesma maneira como há dúvidas a respeito do primeiro átomo, há dúvidas sobre os próprios extraterrestres – de onde teriam surgido?

Este é um mistério que a Ciência ainda não desvendou e provavelmente nunca poderá fazê-lo. Não seria mais simples acreditar que um Criador semeou ou criou os genes para a formação dos seres vivos? Não! Por que? Porque, segundo eles, crer em D’us é algo que não é “científico”.

Vamos imaginar agora se a teoria da semeadura de Crick e Orgel fosse escrita na própria Torá. Cientistas formados e bem conceituados iriam aceitar tão facilmente e de bom grado tal teoria? Ou será que eles iriam aproveitar para dar risadas e ridicularizar citações tão absurdas?

Por que, então, esta teoria é analisada com muita seriedade e com bastante interesse pelos cientistas?
Usando o raciocínio

Avraham Avinu nos instruiu ao longo de sua vida para usar a lógica e o bom senso. Após destruir todos os ídolos de seu pai, Avraham foi convocado pelo rei Nimrod para responder pela sua atitude, que não combinava com a cultura da época.

O rei Nimrod achava que ele próprio era um deus. Avraham exige então: “Se realmente o senhor é deus e é, portanto, todo poderoso, faça com que o sol se levante amanhã no oeste e que ele se ponha no leste. Simplesmente inverter a sua rota normal. Ou então, disse Avraham, diga-me, quais são meus pensamentos neste momento? Ou ainda se é realmente um deus, por que não salvou seus pais da morte?”

O rei Nimrod fica furioso ao escutar estas incriminações e decreta que Avraham se ajoelhe diante do fogo. Pois, segundo o rei, este é o verdadeiro poder no mundo. Porém, Avraham sugere se curvar para a água, pois esta tem a faculdade de apagar o fogo, portanto, é mais poderosa ainda. Nimrod aceita a proposta. No entanto, Avraham recomenda ajoelhar-se para as nuvens, pois elas carregam a água e, portanto, são mais fortes. Após Nimrod aceitar esta última proposta, Avraham muda novamente de idéia e aconselha adorar o vento, pois este espalha as nuvens e, conseqüentemente, é considerado mais poderoso. Nimrod perde a paciência, mas concorda com a sugestão de Avraham. Mais uma vez Avraham sugere se curvar ao ser humano, porque este transporta o sopro (vento) nele. Neste momento Nimrod se irrita e manda jogar Avraham numa fornalha, da qual ele se salva milagrosamente.

Nesta passagem, Avraham Avinu deseja obrigar o ser humano a usar o raciocínio. Para alguém sem ponderação, tudo é válido, mesmo as conclusões as mais absurdas. Sem o bom senso e a lógica, o homem é capaz de deturpar verdades e modificar regras coerentes. Porém, tendo a humildade necessária e a nobreza de espírito, sem dúvida, irá reconhecer a verdade que todos estão buscando.

Na véspera de Rosh Hashaná 5763, ao festejarmos mais um ano da criação domundo, cabe a cada um de nós refletir seriamente a respeito do Universo e de seu Criador. Pois, todas as tentativas de entender a origem das galáxias sem ter fé no Ser Supremo, na Sua Torá e em Seus comentários, são parecidas àqueles que desejam estudar astronomia sem sequer ter um telescópio.

Rabino Avraham Cohen
sete dias”

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